quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Guia de estudos


CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E
ADULTOS - TOLEDO
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
                                  Rua Guarani, 1640 Centro Fone/Fax: 45 3252-7479 Toledo Paraná.

Guia de Estudos de SOCIOLOGIA 2013
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO INDIVIDUAL DO ESTUDANTE
Disciplina de Sociologia Individual
Professor Wilson Eger
1.     Apresentação da disciplina de Sociologia
Caro estudante:
Você irá descobrir coisas fascinante que permitem valorizar sua vida, amar e respeitar a si mesmo bem como as coisas que nos cercam, e passará a entender os fenômenos que ocorrem na sociedade em sua volta.
A mensagem central que propomos é que a  Sociologia nos ajuda a refletir sobre as certezas que temos porque põe sob observação nossas opiniões mais enraizadas. É um campo do conhecimento que modifica nossa percepção sobre o que vivemos em nossa rotina e assim contribui para alterar a maneira de vermos nossa própria vida e o mundo que nos cerca. Seu papel é, em outras palavras, nos ajudar a estranhar aquilo que se mostra evidente ou familiar; desnaturalizar aquilo que parece natural ou normal; servir como “mapa” diante das inquietações sociais e culturais dos dias de hoje. Pretendemos que os estudantes cheguem à compreensão de que a Sociologia trata de assuntos que eles já conhecem, mas de uma nova maneira, e se sintam permanentemente convidados a aprender  e a praticar o pensar sociológico através das pesquisas que estamos sugerindo.
A sociedade é uma complexa teia de relações que se estabelecem entre os seres humanos. São relações de ordem política, econômica, cultural, afetiva, educacional, religiosa, dentre outras. Em cada momento histórico os humanos inventam e reinventam fios que irão sendo tecidos de acordo com suas necessidades, tanto materiais como subjetivas, isto é, seus valores e crenças, transformando as coisas do mundo
É importante destacar que a proposta pedagógica que estamos estabelecendo afasta-se da noção ainda presente na educação de que o estudante é mero receptor de conteúdos prontos. Estamos convencidos de que o repertório cultural dos estudantes deve ser considerado, e, nesse sentido, o conteúdo que estaremos utilizando procura dialogar com as redes de experiências sociais dos estudantes, tomadas como fontes ricas que permitem fazer de cada aula um verdadeiro laboratório de sociologia.
Nossa proposta deseja contribuir para que o estudante desenvolva uma visão critica da sociedade contemporânea. Ao compreender melhor a dinâmica de sua sociedade,  também poderão perceber que são agentes, que têm força política e capacidade de construção de uma sociedade mais justa. Por isso, a todo momento serão estimulados a explicar suas interpretações pessoais sobre o mundo e convidados a desenvolver a “imaginação sociológica”, que é o projeto cultural da disciplina, ou seja, estabelecer as conexões entre as experiências individuais (biografia) e a vida em sociedade (história).
O estudante, por sua vez, precisa conscientizar-se do papel ativo que ele próprio tem em sua formação escolar, reconhecendo o caminho que terá de percorrer para chegar à compreensão do que está sendo estudado: ler, refletir, dissertar, estudar, discutir, debater, pesquisar, produzir. As atividades contribuem para isso que lhes propomos.
Os objetivos gerais da sociologia são também nossas apostas e desafios:
a)      Caracterizar a disciplina como um campo científico e diferenciá-la do senso comum;
b)      Identificar questões sociológicas do cotidiano;
c)      Reconhecer a pluralidade de interpretações sobre ávida social oferecida por sociólogos e outros estudiosos da área das ciências humanas;
d)     Conhecer interpretações sobre  a  vida social;
e)      Ler sociologicamente o mundo, usando diferentes linguagens  (textos jornalísticos, literários, fotografias, ilustrações, filmes, gráficos e tabelas etc.)
f)       Desenvolver e exercitar a imaginação sociológica;
  1. Horários de atendimento
Manhã: quarta-feira das 07 h e 40 min. às 11h e 15 min.
Tarde: segunda-feira das 13 h e 30 min. ás 17 h e 05 min.
Noite: quarta-feira das 19 h e 10 min. ás 22 h e 45 min.
  1. Carga horária
A disciplina de Sociologia contempla um total mínimo de 64 horas aula, distribuídas em dois módulos de 32 horas cada uma. Que compreendem os conteúdos descritos na tabela das atividades abaixo que serão realizadas com o auxílio do livro didático de Sociologia e demais materiais fornecidos pelo professor.
Módulo 1_______________________________________________________________
O processo de socialização e as instituições sociais;
Trabalho, produção e classes sociais;
1.1    O que é sociologia?
O nascimento da sociologia
Questionário
Uso do livro páginas 8 a 19.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.2    A sociologia vem ao Brasil
Brasil, mostra a tua cara!
Questionário
Uso do livro páginas 130 a 147.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.3    O apito da fábrica
Émile Durkheim e os fatos sociais
Questionário
Uso do livro páginas 20 a 33.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.4    Quem faz e como se faz o Brasil?
A sociologia e mundo do trabalho
Questionário
Uso do livro páginas 148 a 167.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.5    Tempo é dinheiro!
Max weber e os caminhos da racionalidade
Questionário
Uso do livro páginas 34 a 47.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.6    A Instituição religiosa;
O Brasil ainda é um país católico?
Por que a sociologia se interessa pela religião?
Questões a serem respondidas com base no livro Tempos Modernos  nas páginas 168 a 181 e Livro Didático Público nas páginas 83 a 97.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.7    Trabalhadores uni-vos!
As classes sociais
Karl Marx e Frederich Engels
Questões a serem respondidas com base nas páginas 58 a 71 livro e uso da apostila.
Aproximadamente
 4 horas aula.
1.8    Desigualdades de várias ordens
Brasil, país das desigualdades?
Todos iguais ou muito diferentes?
Questões a serem respondidas com base nas páginas TM 192 a 205 e do LDP 123 a 139
Aproximadamente
 4 horas aula.

Filmes : Tempos Modernos
              Curta metragem Ilha das flores
              Os Deuses devem estar loucos
              O preço do amanhã
              Vídeo Aquarela do Brasil
               Vídeo os Simpsons vem ao Brasil
               Vídeo a História das coisas

Módulo 2_______________________________________________________________________
Poder, política e ideologia;
Direitos, cidadania e Movimentos Sociais.
Cultura e indústria cultural;
2.1  Poder, política e ideologia
Liberdade ou segurança?
As muitas faces do poder.
A instituição escolar
Questões a serem respondidas com base nos livros TM nas páginas 72 a 97 e LDP 67 a 81 –

Em torno de 4 horas aula.
2.2  Participação política, direitos e democracia.
Democracia se aprende e cidadania também.

Questões a serem respondidas com base nos Livros LDP nas páginas 191 a 205, e no TM nas páginas 206 a 221
Em torno de 4 horas aula.
2.3 - Direitos cidadania e movimentos sociais.
Questões a serem respondidas com base no livro LDP nas páginas 216 a 249
– em torno de 8 horas aula + produção de trabalho sobre Movimentos Sociais.
2.4  - Desenvolvimento do conceito de cultura, diversidade cultural;
Questões a serem respondidas com base no Livro LDP nas páginas 124 a 139
Em torno de 4 horas aula
2.5 Etnocentrismo: do preconceito ao racismo.
Sonhos de Civilização
Questões a serem respondidas com base nos livros LDP nas páginas 143 a 157 e TM 98 a 109
Em torno de 4 horas aula.
2.6 - Ideologia e indústria cultural.
Questões a serem respondidas com base no livro LDP nas páginas 110 a 121 e 191 a 205
Em torno de 4 horas aula
2.7 - O que consomem os brasileiros.
Questões a serem respondidas com base nas páginas 234 a 259
Em torno de 4 horas aula.
  • Avaliação corresponde a seguinte somatória
  • Atividade de pesquisa 1/resoluções de questões                                       - 1,5
  • Prova 1                                                                                                         - 3,5
  • Pesquisa e produção de trabalho temático 2 resolução de questões       - 1,5
  • Prova 2                                                                                                         - 3,5
                                                                                           Média da nota  10,0
A oferta de recuperação de estudos será realizada paralelamente ao processo ensino-aprendizagem, considerando a apropriação dos conhecimentos básicos, sendo direito de todo educando, independente do nível de apropriação dos mesmos. Será realizada com atividades significativas, com indicação de roteiro de estudos e no caso da prova será realizada prova substitutiva com o mesmo peso da anterior.

Observação: No blog http://limiardasociologia.blogspot.com.br/ você encontrará diversos textos, apostilas, questões sobre o Enem e links para vídeo aulas de sociologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário